quarta-feira, outubro 10, 2012


A propósito de um artigo de Miguel Sousa Tavares publicado no Expresso de 2 de Junho de 2012 (http://expresso.sapo.pt/ha-alguns-incompetentes-mas-poucos-inocentes=f730319), intitulado “Há alguns incompetentes, mas poucos inocentes”, mas que por obra do acaso, julgo, invadiu hoje o Facebook, louvado em milhares de comentários. Como não o conheço reajo aqui:

Muito bem, Miguel Sousa Tavares, grandes verdades. E não há dúvida também que há alguns incompetentes, mas poucos inocentes. E a pergunta “como é que se conseguiu levar a lei de Murphy até ao absoluto?” é pertinente.

E, muito bem, deixemos, como dizes, os senhores da Europa entregues a sua irrecuperável estupidez e detenhamo-nos sobre o nosso pequeno e infeliz exemplo, que nos serve para perceber que nada aconteceu por acaso, mas sim porque uma vezes a incompetência foi demasiada e outras a inocência foi de menos

Ó Miguel e onde te situas tu? Nos primeiros? Nos segundos? Ou a cavalo entre uns e outros?

Conspiraste, incompetente, uma e outra vez para que uns e outros rodassem no poder e elegeste-os, uns e outros, ou andavas inocentemente distraído?

E agora vale tudo? Leis retroativas, IRS a 0%, a Troika que imponha isto e que obrigue aquilo? Ando a ficar um bom bocado farta de aturar os comentários que vais alinhavando com ar de quem fala por cima da burra na sequência das tuas análises de comadre de cotovelos postos à janela, sempre superficiais, e ainda por cima bem pagas! Mas olha, vendo bem, sempre prefiro estas tuas análises em retrospectiva, és bem mais competente do que quando analisas “diacronicamente” do que “sincronicamente". Por isso, também te deixo uma ideia: vê se te calas a tua voz de fazedor de opinião durante uns tempos para não influenciares ninguém a percorrer um mau caminho e falas só daqui a uns tempos comentando o que entretanto se passou. Bem e desculpa lá o tom e esta coisa de te tratar por tu sem te conhecer de lado nenhum, mas se tratas aquele trio que ainda te empresta dinheiro para pagar o teu Estado que também ajudaste a quase-falir por “o careca, o etíope e o alemão” deves ficar contente por te tratar por tu. E paga, paga o cafezinho que fazes bem, com o IVA a 23% e a facturinha se faz favor